Meu maior sonho, em toda a vida, é me tornar escritora. É ver meu nome abaixo de um título escrito na capa dura de um livro na prateleira de uma livraria. Escrever, pelo menos pra mim, vai bem além de escrever. Escrever é colocar seus sentimentos em forma de palavras, é colocar seu coração em forma de texto, e não ter medo de expor tudo isso. Mesmo que as críticas venham.
Ano passado acabei tendo a melhor experiência literária que eu poderia ter em toda a minha vida. A primeira parte foi porque conheci a Bruna Vieira hehehe, e a segunda parte foi porque acabei aprendendo que pra escrever bem, sua vida precisa ser bem mais além do que a página em branco do word ou que o papel e a caneta. Porque é das coisas que você vivencia que saem os textos que você escreve. É como dizem, um escritor é feito de suas experiencias.
A tal experiência aconteceu dentro de um bar, adaptado pra sala de aula, lá na Av. Paulista. O meu primeiro curso de escrita criativa. Go, Writers. Já até falei sobre ele aqui no blog. (Pra quem não viu, da uma conferida aqui). No vídeo que fiz falando sobre o tal curso, mencionei boa parte das coisas que eu aprendi lá. Muita coisa mudou desde então e muita coisa que eu aprendi, desde então. Então, hoje, de aspirante a escritora pra vocês, resolvi fazer a minha versão de um desmanual de escrita dando algumas dicas pra escrever melhor. Vamos lá?
SEU TEXTO PRECISA SE AUTO-EXPLICAR
Antes de pensar em escrever, antes de ligar o computador, antes de encostar na caneta ou no papel, você precisa pensar em seis coisas básicas: O que? Quem? Quando? Onde? Como? Por quê? Ok, vou explicar. Antes de escrever alguma coisa, você precisa saber sobre o que vai escrever, pra não acabar, no meio do texto, empacando e deixando ele de lado. O texto precisa responder as tais seis coisas. Sobre o que você está falando. A quem se refere. Quando, onde e como a história acontece. E o porque de tudo o que você está escrevendo.
O texto precisa estar detalhado. As pessoas gostam de imaginar a situação. Mas detalhes que sejam relevantes pro leitor, o que é desnecessário falar muito, você resume e corta. E no final, SEMPRE releia. Reler pra conferir os erros de gramática. Reler pra ver se tem sentido o que você escreveu. Reler pra conferir se o leitor conseguiria entender o que você quis passar. Afinal, seu texto precisa se auto-explicar.
EM QUALQUER TEXTO VOCÊ PRECISA...
- Antes de tudo, ser natural, afinal, você está falando sobre gente e com gente. Fale sobre coisas reais e faça personagens reais. Fale sobre o fracasso das pessoas, porque as pessoas fracassam, tem problemas e erram. No subconsciente das pessoas, em cada texto que elas leem, elas tem a expectativa de encontrar soluções para seus problemas.
- Na dúvida, use ponto final. Às vezes acabamos falando mais do que o necessário só pra encher linguiça. E às vezes é bom ser direto e reto. Falar só o essencial e pronto.
- Frases curtas e longas devem ser intercaladas. Se você escreveu uma frase de três linhas, a próxima tem que ser a metade de uma. Isso também vale pra posts. Quando escrevemos posts extensos demais, um atrás do outro, acaba ficando cansativo de ver. Um conto, um post sobre músicas, uma resenha sobre um livro, e assim vai. Se seu blog for apenas sobre textos, intercale textos longos e curtos.
- Sabe quando você coloca as coisas sobre as quais vai falar em enumeração? Por exemplo, enumerando as coisas que um personagem está fazendo? Comece com o comum e termine com um susto. Termine com algo que o leitor jamais esperaria. "Pescava, dormia e dissecava sapos". Isso também vale pro texto como um todo.
O QUE UMA BOA HISTÓRIA DEVE CONTER
- Gente comum vivendo coisas incomuns
- Gente incomum vivendo coisas comuns
- Gente comum fazendo coisas comuns, porém, narradas sob outro ponto de vista.
Se você sempre trata dos assuntos da mesma forma, mude a forma como os trata. Mude também seu ponto de vista. Se você sempre fala sobre o ponto de vista do mocinho, da próxima vez, arrisque pelo ponto de vista do vilão. Se você sempre fala sobre o ponto de vista da mocinha que foi magoada, da próxima vez se arrisque no ponto de vista do cara babaca que a magoou.
COMEÇO, MEIO E FIM
O que vai prender uma pessoa no seu texto, é a primeira frase. Se for uma frase de impacto, a pessoa vai querer continuar lendo pra saber sobre o que se trata. Os primeiros parágrafos precisam seduzir o leitor. Precisam dar a ele um gosto de quero mais. Logo nos primeiros parágrafos de um texto, você precisa descrever a cena, apresentar o personagem principal e apresentar qual é a complicação do seu texto. Por exemplo, se você vai escrever sobre a falta que você sente de alguém, que precisa ser superada. Essa é a complicação do seu texto e ela precisa ser apresentada nos primeiros parágrafos. (SÓ APRESENTADA, TÁ?)
O meio é a parte que mais precisa ser trabalhada. É nessa parque que precisa conter todas as informações sobre o assunto que você está tratando. Uma dica é mostrar uma situação que pareça impossível de ser resolvida.
O final é a parte que você vai ter que resolver a tal complicação. Você pode terminar causando um impacto, voltando à primeira cena, sendo irônico ou sugerindo que aquele final tem uma sequência, mas não mostrar a sequência.
Logo, a estrutura básica é: Título, introdução, pontos importantes, conclusão. É tipo escrever a redação pra aula de literatura.
ANTES DE PUBLICAR
Uma coisa que acabei aprendendo, quando sei sobre o que quero falar mas não sei como desenvolver é escolher palavras que tenham relação com o tema e a ideia. Depois eu listo alguns dos argumentos que eu acho que deveria citar no decorrer do que eu for escrevendo. E depois fazer uma lista com as coisas que eu preciso falar sobre o tema e uma lista com as coisas que eu quero falar. Coisas que o leitor precisa saber e coisas que eu acho que seria legal se o leitor soubesse.
E então, vocês gostaram das dicas? Espero que sim! Deixem suas opiniões e sugestões aqui nos comentários, afinal, suas opiniões são importantes pra gente!
Adorei as dicas, são muito boas.
ResponderExcluirrebeldiaemv.blogspot.com.br
Muito obrigada, viu *-*
ResponderExcluir