Quando o feminismo se transforma em machismo



        Hoje foi o dia em que cheguei a parar pra pensar: "se as opiniões de todas as pessoas do mundo fossem unanimes em todos os aspectos, será que o mundo não seria um pouco mais pacifico?!". E se eu cheguei a pensar nisso é porque a coisa não tá nem um pouquinho bem. Não comigo, mas com o que as pessoas estão fazendo umas com as outras.

É incrível que quando o país - às vezes até o mundo - está em total protesto por uma única causa, todos pedem para que o povo se una. Todos dizem que devemos nos respeitar e agir como um grupo. Mas vai ter uma opinião contrária desse grupo unido pra você ver. Você vai estar errado. Você vai ser o alienado. Você isso. Você aquilo. Tudo porque você tem uma opinião diferente.

Esses dias meus pais estavam assistindo o jornal e eu acabei escutando um pedacinho de uma notícia dizendo que existe uma possibilidade de separarem, no metro, um vagão só para mulheres por causa dos tais encochadores.

Vou ser bem sincera com vocês. Não sei se tenho uma opinião formada sobre isso. Mas antes de qualquer coisa, vou dizer que o blog é meu, portanto, nele eu posto a minha opinião sobre as coisas que eu concordo ou não. Ou mesmo sobre as coisas que ainda estou no meio termo. Não estou indo nas redes sociais de cada pessoa que concorda ou descorda pra criticar e impor sobre alguma coisa. Estou fazendo a minha crítica no meu cantinho. Cada um tem o seu direito de expor o que pensa. Viva à liberdade de expressão!

Talvez essa seja a forma que encontraram para que mulheres tenham mais segurança. Mas acho que ao invés de ensinarem a como ser não estupradas(os), deveriam ensinar a não estuprarem. Ok, talvez assim os índices de estupros em mulheres diminuam, mas acho que esqueceram que não são só homens que estupram e não são só mulheres que são estupradas. Nem vou entrar naquela coisa de "mulher que usa roupa curta..." porque se essa é realmente a causa dos abusos, quero que me expliquem porque crianças, outros homens e ATÉ ANIMAIS sofrem disso. Estão focando muito em homem que estupra a mulher e deixando os outros de lado.

Vocês conhecem o tal movimento Eu não mereço ser estuprada, né? Até cheguei a postar uma foto no instagram  usando roupas que escondiam todo o corpo, menos a parte dos olhos, como um tipo de ironia pras pessoas que acham que a culpa do estupro é da mulher que usa roupa curta. Cheguei a concordar com o movimento por alguns dias, mas depois parei pra pensar: Como mulheres postando fotos sem roupa vai colaborar para que o índice de estupro diminua? Quem pensa que a culpa é das roupas, vai continuar pensando, quem estupra, vai continuar estuprando. Não espero que concordem comigo, mas afinal, o mundo é feito de opiniões diferentes, certo?! Pessoas mudam de opiniões e é assim que amadurecemos.

Cada um faz de seu corpo o que bem entende. E não sou eu que vou mudar isso. Não é porque não concordo que vou obrigar todo mundo a também concordar. Afinal, o mundo é feito de opiniões diferentes. Não vou me fechar no fato de não concordar, estou sempre aberta a novas opiniões e novos argumentos. Mas no momento, é o que eu penso.

O problema, ultimamente, está sendo nessa discussão feminismo x machismo. No próprio dicionário, a definição que encontramos para o feminismo é: Doutrina cujos preceitos indicam e defendem a igualdade de direitos entre homens e mulheres. Movimento que combate a desigualdade de direitos entre mulheres e homens. Claro que não são todas, mas a maioria das mulheres que hoje se definem como feministas estão, na verdade, lutando para que haja mais desigualdade do que já existe no mundo. Estão sendo é machistas. Se pra ter mais segurança vocês precisam de um vagão, no metro, só pra vocês, então talvez vocês precisem se excluir de onde existam homens. Afinal não é só no metro que existe a chance de abuso.

Não sou feminista. Não sou machista. Isso porque eu não gosto de rótulos. Mas eu, como mulher, não quero ter um vagão só pra mim no metro. Quero que exista igualdade entre os direitos dos homens e mulheres. Se eu me sentir incomodada com alguém me encochando no metro, tenho boca para reclamar e pernas para trocar de lugar. Agora, ser agarrada no metro é outra história. Uma história onde eu não tenho solução, mas tenho um governo, e é obrigação do governo ter a solução. E não, não acho que separar homens de um lado e mulheres de outro seja essa tal solução.

O assunto do post é bem polêmico e não estou aqui pra impor nada sobre ninguém. Estou expondo o que eu penso e opinando também. Afinal, não é só porque eu tenha outra visão que esteja errada. Eu apenas penso diferente. Assim como todas as outras pessoas do mundo. Todas pensam diferente. E se você não tem maturidade pra aceitar pensamentos opostos aos seus, se resolva com o espelho e não com eles.

4 comentários :

  1. Nossa, nem sei o que dizer depois desse texto. Então, em boa parte concordo com você. Não sabia da parte de que querem fazer um vagão feminino, mas acho completamente absurdo essa ideia. Acho que tudo envolve apenas uma coisa: educação. Enquanto não houver pessoas bem educadas, o país vai continuar a mesma coisa. E o pior disso tudo é que quem principalmente sofre com estupros sexuais/verbais somos nós mulheres. Lamentável. #OPaísMereceEducação

    Muito bom o seu post, ein? Parabéns. Beijos!
    http://donaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Isabella, fico feliz que tenha gostado (:
      O índice de violência e estupro é bem maior no Brasil porque ao invés do governo gastar dinheiro com saúde, educação e tudo mais, eles preferem gastar dinheiro com copa do mundo e carnaval. O Brasil não precisa de vagões só pra mulheres, porque se não rolar no metro, vai rolar no resto do país D:

      Excluir
  2. Adorei o texto e o assunto.
    Também acho ridículo ser necessário um vagão separado. Poxa, tudo isso só reforça a ideia de culpabilização da vítima.
    Eu acho o feminismo um movimento bacana e talz, mas o problema é que muitas mulheres que se denominam feministas não buscam igualdade e ao invés de lutar por coisas mais importantes perdem tempo brigando por besteira. E em muitos dos casos se tornam machistas.
    Uma vez vi numa página sobre feminismo uma foto da Beyoncé com uma frase dela defendendo o movimento. Aí o chocante foi ver um monte de seguidora da página, que se diziam feministas, dizendo que a Beyoncé não podia fazer parte do movimento porque ela está dentro dos padrões de beleza. E o pior é que tinha muita gente dizendo isso.
    Enfim, me empolguei e falei demais, rs.
    Adorei teu post e teu blog.
    Beijos.
    infinitafeminice.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada, o espaço de comentários do meu blog é pra abrir o coração hahaha. Mas nossa, essa história da Beyoncé foi super ridícula!! No palco, a mulher é "a diva, o corpão lindo, a poderosa, a isso, a aquilo" como se ela fosse só uma "imagem", aí quando ela age como pessoa de verdade defendendo uma boa causa, agem como aquela coisa "lugar de mulher é na cozinha". Muito ridiculo isso. Existem mais mulheres machistas do que os próprios homens :c Hoje em dia o feminismo tá se transformando em machismo enrustido, como eu disse hhahah

      E muito obrigada pelo carinho, viu <3

      Excluir