O peso que os rótulos carregam em uma relação


        Dia desses, estava conversando com um amigo sobre o assunto relacionamentos. Até que ele acabou revelando que seu namoro de pouco mais de sete meses havia “dado um tempo”. Perguntei os motivos e ele me revelou que ambos estavam com muitos problemas, cada um com suas famílias, e isso acabava resultando em muitas brigas entre os dois, por isso, resolveram dar um tempo... Apesar disso, ambos continuavam conversando todos os dias, saindo todos os dias, transando, apoiando um ao outro, e tudo o mais, mas resolveram colocar os assuntos envolvendo os problemas de cada um, de lado. Disseram que assim que conseguissem resolver os problemas, cada um os seus, voltariam e tudo ficaria bem.

Em decorrer disso me peguei pensando: os dois continuavam agindo como casal, saindo como casal, conversando como casal, interagindo como casal, transando como casal, mas por problemas particulares de cada um resolveram terminar e deixar o posto de namorados.

O mesmo aconteceu com um casal de amigos meus, há algum tempo. Ambos resolveram terminar por consequência de muitas brigas entre si. Mas mesmo terminando, continuaram conversando, saindo, ficando e tudo o mais. É como se quando uma relação está ausente de um título, as pressões, cobranças e responsabilidades desaparecessem. Como se o título “namorados” carregasse um peso enorme.

Outro dia, em uma aula de psicologia, o assunto amor entrou em pauta. A discussão era sobre o fato do amor não ser um sentimento, mas sim uma ação. Em minha opinião, a base de um relacionamento é SIM a paixão, o carinho e todos os possíveis sentimentos sinônimos de amor. Mas o que realmente o sustenta são ações. É a confiança que construímos, a cumplicidade, a intimidade, a fidelidade, a lealdade, a amizade. E é como se quando não colocamos um rótulo categorizando que tipo de relação estamos vivendo, tudo ficasse leve. O fato dos meus tais amigos não intitularem suas relações como “namoro” não muda o fato de se amarem e de ser uma relação.

Todos merecemos um tempo para nós mesmos. Seja por influencia de problemas pessoais, profissionais, etc. Mas é como se isso interferisse a relação que temos com alguém e precisássemos, por necessidade, nos manter longe do rótulo que essa relação traz. Oras, se a relação atrapalha tanto, deveríamos nos livrar por completo delas, mas ao invés disso apenas nos livramos do rótulo que ela traz (ficante, namoro, noivo, casado). E é como se, nos livrando do rótulo que a relação carrega, nos livramos também das pressões e cobranças e de toda a parte chata. Como se os rótulos carregassem um peso enorme que toxicasse as relações, e impedisse-as de serem, de fato, uma relação.

Relacionamentos não são como um contrato. Ou como uma embalagem de algum produto exposto na prateleira do mercado. Rótulos são meras formalizações, ninguém para pra ler o rótulo de um produto. O que importa mesmo é o conteúdo.

Não acredito em “tirar um tempo do namoro”, porque sei que cada um dos envolvidos em uma relação precisa ter sua individualidade, sua privacidade, seus momentos de querer ficar apenas consigo. E isso é algo que PRECISA ser respeitado. Querer tirar um tempo só pra mim, por estar com problemas (não é sinônimo de querer tirar um tempo do meu relacionamento. A menos que o problema seja SOBRE o relacionamento. O relacionamento vai continuar ali, mas se eu quiser evitar de falar sobre coisas sérias que rendam em discussão, eu o farei. Se eu precisar passar um tempo sem falar sobre nada do que está acontecendo em relação a um problema, eu o farei.  Se eu precisar sumir por um mês em algum sítio da roça pra colocar os pensamentos em ordem e resolver minha vida (À PARTE DA RELAÇÃO), eu o farei. E o relacionamento não vai ser menos relacionamento por isso. 

Porque raios abandonar um rótulo deixa a relação mais fácil? A relação continua a mesma! Só ausente de um título. Abandonar um relacionamento por problemas que não envolvam o relacionamento, pra mim, é sinônimo de que a relação está sendo um fardo. O que muitas pessoas não entendem é que podemos tirar um tempo pra nós sem tirar um tempo da relação. Porque mesmo que namoremos, noivemos, casemo-nos, ainda temos uma vida que não envolve o parceiro. Cabe a cada um saber respeitar o espaço do outro. Quando passamos a entender isso, aí sim significa que estamos maduros o suficiente para manter um relacionamento. Com rótulos, ou sem.

2 comentários :

  1. Que texto lindo, ray <33
    Tu desapareceu do face mesmo né? :/ Ei, dá noticia lá no blog: www.ficandosozinho.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh obrigada meu anjo <3 Desapareci, desabilitei tudo, por conta da faculdade e etc. Parabéns pelo teu blog, tá simplesmente lindo <3333

      Excluir