Para emagrecer

 

Sabem aquelas listinhas que as pessoas fazem no mês de dezembro com todas as metas que querem realizar no ano seguinte? Acabei pegando uma mania enorme de fazer essas listinhas todos os anos. Uma das metas que eu estabeleci para 2013 seria que eu teria uma vida mais saudável, começaria a fazer mais exercícios, voltaria da escola caminhando ao invés de voltar sempre de carro, andaria de bicicleta no parque pelo menos nos finais de semana e teria uma vida menos sedentária em todos os sentidos. 
O problema foi que, com essa correria toda de vestibular, escola, curso de inglês, trabalhos e provas, eu ficava adiando essa promessa de fim de ano sempre para o mês seguinte, dizendo para mim mesma "ah, mês que vem eu começo e pego firme" "mês que vem eu vou estar menos ocupada" "mês que vem eu vou num nutricionista e começo a fazer academia, tudo certinho" e esse "mês que vem" sempre passava para o próximo e próximo e próximo e nunca chegava.
Meus amigos começaram a falar que eu estava engordando, que eu estava comendo demais, que meu corpo estava ficando muito diferente (para pior) e a única que não percebia isso era eu mesma. Vivia falando que não me importava com essas coisas de peso, de corpo, de comida, por que eu me sentia bem comigo mesma. De certa forma, era verdade, mas não tanto quanto eu gostaria que fosse.
Um belo dia, depois das férias de julho, resolvi subir na balança da farmácia e ver quanto estava pesando. Quase caíram lágrimas dos meus olhos. Eu havia engordado 7 kg. 7 KG! 
Foi ai que comecei a perceber que meus amigos estavam certos. Minhas roupas antigas não serviam mais. Meu espelho gritava pra mim sempre que eu olhava pra ele. E eu parei de me sentir bem comigo mesma. O problema não era nem as pessoas me achando acima do peso, o problema era eu mesma me sentindo assim.
Eu comia chocolates o dia todo, todos os dias, bebia refrigerante em todas as possíveis refeições que eu fazia durante o decorrer do dia, comia tudo quanto é fritura, gordura, empanados e todas essas coisas. Não fazia nem um tipo de exercício físico, comia a cada cinco minutos e por ai vai. A lista é grande. Depois de quase uma semana me lamentando por  estar completamente acima do peso. Me lamentando por ter aumentado dois números no manequim. Me lamentando por não conseguir deixar de comer doces, frituras e porcarias, resolvi colocar a mão na massa, ou melhor, na salada, e entrar de cabeça em uma vida mais saudável.
Se quisermos realmente mudar, precisamos começar fazer as coisas de uma forma diferente. 
Cortei os refrigerantes da minha vida, cortei os docinhos, cortei as frituras, parei de comer lanches nos fast foods e comecei a, sempre que fosse comer nas praças de alimentação do shopping, comer em restaurantes de comida japonesa ou naquelas lanchonetezinhas de lanches naturais. Comecei a fazer alguns exercícios de ginástica em casa mesmo. Não ter como ir na academia não é desculpa para não se exercitar. Quem quer, sempre dá um jeito. Existem milhares de videos na internet ensinando alguns exercícios de ginástica. Você pode se exercitar em parques perto da sua casa. Andar mais a pé. O importante é se movimentar.
Mas o importante é que eu comecei a fazer isso por mim e não pelo que os outros achavam de mim. O importante é eu mesma me sentir bem com o meu corpo e não os outros.
Eu já havia passado em uma nutricionista antes, mas não tinha vontade de seguir o que ela me mandava seguir e acabei desistindo. Mas no começo de agosto dei um jeito de achar o cardápio que ela havia feito para mim e tentei segui-lo. Quando peguei o papel com os alimentos que me eram permitidos, achei tudo rigoroso demais e resolvi adaptar pra mim. Uma dieta rigorosa pode funcionar numa boa pra uma pessoa, mas pode ser impossível pra outra. 
Juro que no começo eu não tinha tanta fé de conseguir emagrecer nem um quilinho se quer, mas depois de, essa semana, ter subido na balança e descoberto que eu havia perdido 4 kg. ISSO MESMO, 4 KG, em um mês, sai pulando de alegria pela casa inteirinha, hahaha.
Postei minha emoção em todas as redes sociais que podem existir no universo, coloquei fotos do meu corpo menos inchado, e tudo o que eu tinha direito, ou não. E claro, algumas amigas minhas vieram que nem loucas me perguntar o que eu estava fazendo pra perder peso. E prometi a todas elas que, assim que o blog saísse, eu postaria meus segredinhos e minha dieta. Então, aqui vai, ok meninas?



Um dos meus segredinhos é comer a cada três horas (sempre). Normalmente faço 6 refeições por dia. Café da manha, lanchinho da manha, almoço, lanchinho da tarde, jantar e a ceia. E uma dica na hora do almoço e da janta, comam sempre um prato de salada antes do arroz e feijão, por que vocês se sentiram mais satisfeitas e não comeram tanto. E nunca abandonem a carne (ou tofu, para os vegetarianos) viu?


Eu adoro comer esses croutons junto com a salada. Deixa tudo muito mais saboroso.


Ao invés de comer pão com manteiga, eu como esses canapés integrais na teaq com manteiga.


Nos lanchinhos da manha e da tarde, um pacotinho dessas bolachinhas é uma ótima escolha (são todos da taeq). 

 
Quando não dá MESMO pra aguentar as longas 3 horas antes da próxima refeição, eu sempre como uma dessas barrinhas de cereais.


Outra ótima opção pros lanchinhos da tarde e da manha são as bolachinhas da Bel Vita. São UMA DELICIA!


Como eu tenho o intestino preso, eu amo tomar esses potinhos de danone da activia (com zero de gordura)


Como eu não consigo viver sem leite, eu prefiro tomar os de soja, pois sustentam muito mais e são tem bem menos gorduras. Pra quem não consegue abrir mão do suco industrializado, a taeq é uma ÓTIMA marca. Além do iogurte e do chá gelado. Amora é meu sabor favorito.


E por ultimo, e mais importante, frutas! 

Se vocês chegaram até o final dessa bíblia, digo, post, esperam que tenham gostado das diquinhas e do pequeno desabafo. Algumas pessoas não conseguem MESMO deixar de comer docinhos e chocolates, mas isso não é problema, é só saber moderar. A taeq tem uma linha de chocolates diet para quem faz regime ou dieta. Além de vários docinhos light de outras marcas. Não deixei de comer doces completamente. Uma vez por semana eu vou até uma sorveteria do shopping e como uma taça enorme de sorvete. Mas só uma vez por semana.
Se conhecem alguma marca boa pra quem faz dieta ou quer começar a fazer, ou se conhece algumas dicas para emagrecer sem passar fome e de uma maneira saudável, deixem nos comentários, eles são sempre muito bem vindos. 

4 comentários :

  1. O importante é que você percebeu a ponto de mudar. Sempre dá pra mudar.
    Espero que continue firme e forte na vida saudável. Determinação é tudo.
    Também estou nessa busca de uma vida saudável, tem até post lá no blog!

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, vida saudável é sempre bom!!! Pior são aquelas pessoas que tentam emagrecer não comendo. :c
      Mas obrigada pelo apoioo \o/
      A proposito, adorei teu blog (:

      Excluir
  2. Quanto você gastou nessa compra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como as compras pra minha dieta foram junto com as de casa, eu não sei ao certo, mas eu acho que foi um pouco mais do que 100 reais

      Excluir