
O Raianny Martins é o meu terceiro blog e espero que seja o último.
A primeira vez que tive vontade de expor meus sentimentos na internet, eu não fazia muita ideia do que queria, mas queria. Era um lugar pequeno e eu postava apenas poesias. Eu estava em uma fase gótica da vida e só escrevia coisas melancólicas (ainda bem que essa fase já passou).
Meu segundo cantinho na internet foi literalmente um diário. Eu não tinha nenhuma noção de que as pessoas iriam ler, visitar ou comentar. Eu apenas queria escrever sobre as coisas que aconteciam na minha vida. Depois de muuuito tempo que eu comecei a ter vontade de ajudar as pessoas. Quem ai se lembra do All You Need is Vodka?
Esse mês resolvi que criaria meu terceiro e último blog. Só que agora, uma coisa um pouquinho mais profissional. Acho que depois de três anos no mundo dos blogs, já posso dizer que tenho certa experiência. Vocês já devem ter visto vários tutoriais sobre como manter um blog, como dar um up no seu blog e várias coisas do gênero, mas sempre tem um diferencial que nós acrescemos de acordo com as nossas próprias experiências. Pensando nisso, resolvi criar uma tag só pra falar sobre coisas que eu acho essenciais tanto para começar um blog quanto para mantê-lo.
TEMA FOCO
Antes de mais nada, se você decidiu que vai expor seus gostos pessoais e as coisas do seu dia-a-dia na internet, o mínimo a se ter em mente é o que você vai querer expor. Em outras palavras, ter um tema para o seu blog. Não adianta querer começar a escrever sobre um assunto que você não tem muito conhecimento. Às vezes o assunto pode ser uma super novidade e você PRECISA escrever sobre aquilo se não vai morrer (exageros à parte hihihi). Nesses casos é legal pesquisar bastante antes pra não falar do que não sabe.
Eu sou do tipo de pessoa que não consegue escrever apenas sobre uma só coisa. Sempre que eu conheço alguma coisa e gosto dela, na mesma hora penso "nossa, preciso trazer isso pro blog". Seja uma música nova, um livro que eu adorei, uma loja com roupas super baratinhas, um restaurante com uma comida divina, um lugar diferente. Mas seja qual for o tema que você escolher abordar, você precisa "manjar" do que vai falar.
Agora que você já sabe sobre o que quer falar, precisa direcionar seu blog a um determinado público. Se será para adolescentes, meninas, meninos, adultos, nerds, etc. É preciso saber como interagir com cada idade. De que forma?! Na forma de escrita (ou linguagem pro caso de ser/ter algum video/vlog), no assunto, se for um blog sobre looks, nas fotos que você publica. Antes de postar qualquer foto de looks ou algum texto editorial, eu me pergunto a mim mesma "eu usaria esse tipo de coisa?" "essas dicas funcionariam pra mim?". Mesmo o blog sendo para que as pessoas leiam, ele é do seu ponto de vista, portanto, o que você faria.
NOME
Se tem uma pessoa nesse mundo que sofreu com a escolha do nome do blog, essa pessoa sou eu! Chiaroscuro, Carpe Diem, All You Need is Vodka e por último, Raianny Martins. Eu devo ter escolhido mais nomes, mas estes quatro são os que eu consigo me lembrar no momento. Já perdi as contas das vezes que achei um blog em algum daqueles grupos de divulgação do facebook, achei super legal e depois comofas (eu sei que o certo é como faz, mas comofas é uma gíria nerd) pra lembrar a URL ou mesmo o nome pra entrar de novo? Isso porque o nome era tão complicado que eu não me lembrava depois. Ou o nome era muito grande, ou era em inglês, ou era difícil de escrever mesmo. Acho que o nome de um blog tem que ter a ver com o tipo de mensagem que você quer passar pra quem vai ler. Tem que ser um nome simples, em português de preferência. Se o nome que você escolheu for em inglês e tem que ser, não tem jeito, ponto final, escolha um nome simples. Um nome que seja fácil de ser lembrado.
Eu acabei escolhendo um nome "neutro". Como assim neutro?! Um nome que, podem se passar dez, vinte, trinta anos, ele vai continuar tendo a ver comigo mesmo que eu mude o foco dele, a aparência ou seja lá o que for.
Se o problema for a falta de criatividade para nomes, pense em alguma palavra que tenha marcado a sua vida, peça ajuda para os seus amigos, peça ajuda em alguns grupos de blogueiras no facebook, ou então coloque o seu nome mesmo, como o meu, por exemplo. Existem vários blogs famosos que na verdade foram feitos com o próprio nome. Isabela Freitas, Julie de Batom, Lully de verdade, Fala Dantas, Tati Bernardi, entre outros. Acho legal misturar o seu nome com alguma outra coisa que tem a ver com você, como o Julie de Batom, por exemplo.
APARÊNCIA
Eu demorei bastante pra resolver ter acesso a uma aparência mais profissional. A primeira vez que decidi gastar um dinheirinho em alguma coisa do blog, foi apenas depois de um ano. Investi apenas no banner (aquela imagem que fica no topo do blog).
Sempre dizemos que a aparência do blog não conta tanto, o importante é o conteúdo e blá blá blá. Olha, você tem razão! O conteúdo é realmente importante, mas a primeira coisa que chama atenção quando entramos nesse cantinho tão pessoal na internet é a aparência dele. É ela quem desperta a nossa curiosidade para que você tenha interesse em saber do que o blog se trata.
Opte sempre por cores mais neutras, ou tons da mesma cor. Blogs coloridos demais acabam sendo cansativos e parecem mais tipo "olhem pra mim, eu estou aqui". Não precisa ser uma SUPER modificação. Pode ser só a imagem do começo. Pode ser só a cor das fontes, a imagem de fundo, a cor dos links. Coisas que o diferenciem.
É legal quando ele é bem organizado, arrumadinho e bem feito. Outra coisa importante são os posts. Você não precisa ser uma super profissional e entender sobre tudo de edição, mas acho que pelo menos padronizar o jeito que você posta é necessário. É legal quando o modelo de postagem é sempre o mesmo. Se for um post referente a looks, use o mesmo efeito nas fotos. Deixe as imagens e vídeos sempre do mesmo tamanho. Fica super desproporcional quando uma imagem é pequena e a outra super larga. Quando se trata de vídeos, o youtube disponibiliza um código para que você cole no blog e poste. Abaixo do vídeo, clique em partilhar, depois em incorporar. Aquele é o código que você vai colar no espaço de escrever o post. E ainda tem a opção de você escolher o tamanho. Se você escolher, por exemplo, 640 x 360 na primeira vez, sempre utilize esse tamanho. E quanto a imagem, no wordpress normalmente tem a opção de em quantos px (px é o nome que se dá para o tamanho da imagem) deixar a imagem, e no blogspot é só clicar na imagem e selecionar se você quer o grande, médio, muito grande, etc. E é o mesmo sistema do vídeo, utilize sempre o mesmo tamanho. Mesmo que uma imagem for retangular e a outra um quadrado, nesses casos, a mesma largura.
Se você não entender muito de edição, existem muitos editores online super fáceis. Eu uso um programa chamado PhotoScape. Mas existem online também, como o BeFunky, o Pic Monkey. Qualquer dia faço um post só sobre editores online.
PLATAFORMA
Pode parecer uma coisa um tanto inútil escolher qual plataforma você vai utilizar para hospedar seu blog, mas eu acho uma coisa realmente importante. Sou suspeita pra falar porque só tentei em duas a Wordpress e o Blogspot. Pra quem não entende muito disso de hospedagem (ou o seu significado), hospedagem é quando você "hospeda" o seu blog em determinado site. Existem sites próprios para criar blogs, ou mesmo outros sites, como os dois que citei acima. Pra quem não quer ou não tem tantas condições pra investir no layout (aparência do blog) logo de cara, eu indico o blogspot. Ele tem muito mais opções de edição, muitos modelos legais, dá pra editar todas as fontes, tem como colocar códigos HTML, dá pra adicionar aplicativos.
DOMÍNIO
Eu só fui descobrir o que era Domínio este mês. Podem me julgar hahaha. Domínio é que vem depois do nome do seu blog. Como o .com, .com.br, .blogspot.com, .wordpress.com, e assim vai.
Por muito tempo usei o endereço do blog com o .blogspot.com, mas eu achava que nem todos entendiam ou sabiam ou lembrariam do tal .blogspot.com, então decidi mudar apenas para .com. Mas claro que pra isso, precisei gastar um pouquinho.
Claro que nem todo mundo tem condições para investir logo de cara, mas não tem problema. Não é uma coisa obrigatória, apenas achei que seria melhor.
Isso de domínio funciona da seguinte forma, você entra em um site de hospedagem e cria uma URL personalizada, ou seja, muda o seu .blogspot.com ou seja lá o site que você tiver hospedado para apenas .com ou .com.br. Você paga uma taxa por esse domínio e ele é seu por um ano. Eu hospedei o meu no UOL HOST. Paguei R$35,00. Você paga o valor apenas uma vez por ano. Só preciso juntar R$2,90 por mês hahaha. Mas se você quer abandonar o .blogspot.com ou o .wordpress.com e não quer gastar dinheiro, existem domínios gratuitos como o tk.
REVISE TUDO O QUE VOCÊ ESCREVER
Sabem quando algum artista famoso posta alguma coisa polêmica no twitter, vira aquele bafafa e só depois que a polêmica passa que eles percebem e resolvem se corrigir? Ok. Eles corrigiram o erro, mas quem já leu e tirou suas conclusões vai continuar pensando da mesma forma.
Tomem muito cuidado antes de publicar qualquer coisa que for. Leia, releia, leia de novo, mais uma vez, só mais uma, de novo, a última, só mais umazinha, e só ai você pensa em publicar. O fato é que nem sempre as pessoas vão interpretar uma coisa da mesma forma que você quer que elas interpretem. Tente ser objetivo quanto ao que você quer passar para os seus leitores. Eu sempre reviso as coisas que escrevo e muitas vezes acabo reescrevendo tudo de novo.
Fora que é muito chato quando nós escrevemos erros gramaticais ou de concordância. Dá uma impressão de que o blog é desleixado. É legal usar a mesma linguagem do publico para qual é direcionado o seu blog, mas evite usar gírias e abreviações. Mesmo que escrevamos com a maior cautela, sempre acabamos deixando passar alguma coisinha.
USE A CRIATIVIDADE, NÃO O CTRL C, CTRL V.
Como eu disse antes, o que vai fazer do seu blog, único, é a forma que você posta nele. O seu blog é sobre o seu ponto de vista. Se você não conhece sobre determinado assunto, pesquise, se informe e forme uma opinião. Não copie determinado texto ou determinado assunto de outro que você encontrou na internet. Seu blog tem que ter um diferencial para que as pessoas se interessem em visitá-lo. Se você copia sempre de outras pessoas, o leitor vai entrar, ler e pensar "nossa mas tá igual o outro que eu li, nem vou ler tudo". Se você tem capacidade suficiente de criar um blog, também tem que ter de ser autentico. Bote a criatividade pra funcionar e vai na fé. Não é errado entrar em outros blogs, ler sobre alguma coisa pra saber sobre o que falar, mas não copie os mesmos tópicos e conceitos, combinado?
DIVULGAÇÃO
Eu vejo muitas blogueiras e blogueiros que querem ter uma quantidade considerável de leitores entrarem em alguma rede social de uma pessoa que já tem uma certa fama na área das internets da vida, pedindo para que a pessoa a siga, ou pedindo para que ela entre no tal blog. Já vi gente pedindo até pra blogueiras mais famosas DIVULGAREM seus blogs nos delas. Gente, vou dizer uma coisa pra vocês, isso é ridículo! Sério. Quem tem talento não precisa ficar mendigando likes. Ter leitores no começo é mais difícil? Sim, é super complicado. Mas você não vai consegui-los apelando para a mendigagem. Ganhe isso por merecer. Se o seu blog for bom, ele vai atrair leitores por si só.
Divulgue seu blog sim, mas da maneira correta. Mesmo que seja usando outros blogs, existe a forma certa! Criou post novo? Não espere que os leitores caiam do céu, divulga nas redes sociais! Divulga no twitter, divulga no facebook, divulga no tumblr, no myspace, no instagram, em tudo quanto é lugar. É legal criar redes sociais só para o blog. Você nunca sabe qual rede social que vai saber qual vai funcionar melhor.
Em todo comentário que você fizer em algum post no blog de alguém famoso, deixa o link do seu blog no final do comentário. Mas nada do tipo "ENTRA NO MEU BLOG POR FAVOR, TO TE IMPLORANDO, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER". O máximo que a pessoa vai fazer é excluir o comentário. Comente coisas do tipo "Nossa, adorei o post, consegui me identificar, achei isso isso e isso, concordo com isso isso e isso, etc.. http://raiannymartins.com" e só! Procure horários que você sabe que seu publico está online, e então divulgue-o. Existem MILHARES de grupos no facebook, próprios para divulgação. Eu, por exemplo, participo de pelo menos uns sete hahahaha. Sempre que tem post novo, eu escrevo um textinho de apresentação que chame a atenção do pessoal do grupo e então eu posto lá.
PERSEVERANÇA
Mesmo sabendo que existem milhares de blogs com o mesmo assunto deste que estou postando hoje, qual foi a minha motivação pra postar? Foi o que eu disse no inicio do post. O que torna nossos blogs diferentes são a nossa forma de nos expor nele. Uma pessoa pode ter lido um blog super-hiper-master-blaster-power famoso com o mesmo tema do meu e não ter entendido ou não ter gostado. E ela pode ler sobre o mesmo assunto no meu e gostar. Você tem de fazer com que seu blog tenha alguma coisa que o difere dos outros. Alguma coisa com que faça dele, único. Uma dica é sempre que você não tiver nenhuma ideia do que escrever é pensar "O que eu sempre quis ler ou saber mas nunca achei?". Às vezes pode parecer algo super bobo, mas no final é tudo o que uma outra pessoa estava procurando. No começo vai ser difícil sim conseguir leitores, conseguir comentários, conseguir visitas e tudo mais, mas não desista. A melhor forma de atraí-los é divulgar o post. Tenha sempre perseverança. Se você quer, acredite que você pode conseguir. Pense nas blogueiras mais famosas. Vocês acham que elas começaram logo da fama? Claro que não. Elas se esforçaram, postaram todos os dias, usaram e abusaram da criatividade e, depois de muito esforço e dedicação, atingiram seus objetivos.
Porém o ideal é fazer o blog por amor e não por fama, ok? Ter fama tem que ser a consequência e não o objetivo.
Bom gente, espero que vocês tenham gostado do post porque demorei o dia inteirinho o fazendo hahaha. Espero que tenha ajudado vocês com tudo o que vocês tinham dúvidas ou dificuldades. Logo menos farei sobre outros tópicos.
Adorei suas dicas, nem sei quantos blogs já tive, tenho blogs desde os 11 anos.
ResponderExcluirconcordo com todas as dicas, não adianta ter só um conteúdo legal, ou aparência legal apenas, tem que ter um equilíbrio.E o mais importante eu acho que é perseverar mesmo, e fazer por amor, eu acho que dinheiro e parcerias é consequência, o mais importante é gostar do que faz , afinal tem gente que tem anos aí e não ganha dinheiro, e outras que com meses ficam super populares, é tudo uma questão de talento , mas junto com a sorte também, se a gente não fizer o que gosta, é fácil de desistir.
Curtindo a página no face.
Bjos
www.natendencia.com
Meu último blog já tava começando a ficar mais popular, mas eu comecei a passar por muuuitos problemas pessoais e me senti desmotivada a continuar. Só que o amor pela escrita foi maior e acabei voltando hahaha. Fico feliz por ter gostado das dicas. Se a gente amar e se dedicar ao que faz, essas coisas vem com o tempo né rs
ExcluirAdorei as dicas, é bem difícil no começo mas o mais importante é ter perseverança. http://opodermoda.blogspot.com.br/
ResponderExcluirSim sim, sempre que queremos alguma coisa precisamos ter perseverança.. Pra tudo, aliás
Excluirexcelente post !!
ResponderExcluirMuito obrigada *-*
ExcluirOi, Raianny. Eu gostei muito das dicas e sigo a risca. Excelente post, parabéns!
ResponderExcluirE, ah, realmente... O que importa não é se o tema é abordado em outros blogs, mas a maneira como você aborda ele que faz a diferença. Eu sempre tive isso em mente.
www.s-almeida.blogspot.com.br
Oi Stheffany, obrigada! "Trabalhar" com um blog se resume em ter criatividade, né?! hahahaha Que bom que você gostou do post (:
Excluir