Cuidados para se colocar um piercing



        Muito se fala, hoje em dia, sobre os riscos de se fazer uma tatuagem. É algo que vai ficar na sua pele pra sempre. O tatuador pode não ser tão bom assim e o desenho pode sair mal feito. Os aparelhos podem não ser higienizados o suficiente. O lugar pode estar contaminado. Você pode pegar uma infecção. Você pode ter uma reação alérgica à tinta.
Ok, de tudo isso nós já sabemos. E como sabemos. Mas parece que os riscos de se fazer uma tatuagem acabaram deixando os de se fazer um piercing de lado. E, não que seja uma verdade universal mas, na minha opinião, um piercing é bem mais arriscado, porque não importa qual local você vai colocá-lo, existe 80% de chance dele infeccionar ou te dar até um problema de saúde.

Calma lá, não estou pregando que devemos abolir os piercings. Eu, por exemplo, morro de vontade de colocar um ou outro. Mas acho que antes de colocar pecinhas de metal pelo corpo, é bom levar em conta todos os pré e pós riscos. 
Pensando nisso, resolvi organizar um guia pra você não correr nenhum perigo com a sua bolinha, ou argolinha.


QUEM NÃO PODE FAZER
  1. Menores de dezoito anos. Se for menor, apenas com a permissão dos pais, e muitas vezes somente com a presença de um responsável.
  2. Pessoas que possuam qualquer tipo de doença. Principalmente as dermatológicas e diabetes. 


ESTABELECIMENTO ONDE VOCÊ VAI COLOCAR O PIERCING

  1. O mais importante, antes de qualquer coisa, é procurar um local seguro antes de sair se furando em barraquinhas desconhecidas por ai. Nada de escolher o primeiro estúdio que você encontrar, procure informações sobre a reputação e a experiência do estabelecimento e do profissional. 
  2. O melhor a se fazer, ao invés de escolher a dedo, é conversar com alguns amigos que já tenham feito o mesmo que você quer fazer. Recomendações são sempre as melhores opções. Se for um estabelecimento que não tenha sido recomendado por alguém que você já conheça, procure conversar com pessoas que já tenham feito algum trabalho com o mesmo profissional que vai fazer o seu.
  3. Não é porque deu certo com seu amigo que também pode dar certo com você. Quando chegar no estabelecimento, repare se ele higiênico, limpo e esterilizado. Aproveite e conversa um pouquinho com o profissional, pra tirar todas as suas possíveis dúvidas. 
  4. Uma boa dica pra saber se o local é seguro é verificar a classificação de idade. Se deixarem que faça algo lá, mesmo que saibam que você é menor de idade, ou que nem ao menos tenham o interesse de saber, trate de procurar outro lugar.

ONDE VOCÊ QUER COLOCAR? - RISCOS DE CADA LOCAL

Antes de escolher qual parte do seu corpo você quer furar, tente dar uma passadinha em um médico pra conversar quais são os riscos de cada local. 
As áreas de mais risco são a boca e os genitais, pois existem muito mais bactérias que ficam na camada exterior da pele, e quando o piercing é colocado, elas podem entrar pelo furo que foi feito e se instalar lá, gerando a tal infecção. 
  1. Boca: Os piercings da boca são os mais complicados e com tendências a infecções. Muitas pessoas não fazem a limpeza adequada após a aplicação, elas só o deixam lá e pronto. Na lingua existe o risco do desgaste da parte interna dos dentes da frente e de perda óssea que pode acabar sua estrutura dental.
  2. Sobrancelha: O local é o mais arejado e tranquilo de higienizar. Isso diminui bastante os riscos de infecção pós aplicação. O problema é que a região da sobrancelha é cheia de veias e artérias, então se o profissional não tiver muita atenção, pode causar danos bem graves.
  3. Mamilos: Primeiro de tudo, o piercing não pode penetrar a auréola, apenas o bico. Então se estranhar qualquer coisa, questione o profissional, combinado? Os mamilos também são regiões bem sensíveis, e o atrito com a roupa, principalmente as mulheres, por usarem sutiãs, devem pensar bastante antes de fazer nessa região. Além de demorar muito mais pra cicatrizar, o mamilo produz muitas secreções. 
  4. Umbigo: Muitas pessoas acabam se esquecendo de enxugar bem a região, após o banho, então o umbigo acaba ficando úmido e exposto a bactérias. Isso pode levar a formação de cistos, e até mesmo a criação de fungos. 
  5. Nariz: Além de ser complicadinho pra limpar, o piercing pode acabar se prendendo em toalhas e roupas e acabar machucando bastante a parte interna do nariz. Fora que o nariz é uma região muito úmida e fica em constante contato com a poluição.
  6. Orelha: Um piercing na orelha, apesar de ser o mais comum, também é um dos mais complicados, porque se o profissional não prestar muita atenção, pode acabar furando um dos vasinhos e já era! Além de que a região tem uma baixa vascularização e isso pode acabar deformando a cartilagem da orelha.
  7. Genitais: Chegamos à parte mais perigosa e complicada. Os genitais são uma região muito úmida e cheia de bactérias naturais, uma infecção com a aplicação de um piercing nesse local é certeira! Além de que, durante o sexo, pode machucar bastante! (Tanto você quanto seu parceiro ou parceira, imagina!!). E isso faz com que DST's sejam transmitidas mais facilmente. 


PRECAUÇÕES DURANTE A APLICAÇÃO DO PIERCING

  1. Tenha certeza de que as agulhas, luvas e todos os equipamentos que foram utilizados durante a aplicação foram esterilizados em auto-clave e se são completamente descartáveis. Ok, e como eu vou saber isso? Confira se todos os equipamentos são retirados de um envelope, que é o que os embala quando vão na auto-clave. Peça para que o profissional os abra na sua frente, não é pra ter vergonha não, ok? Segurança vem em primeiro lugar. Todos os materiais, como as agulhas e luvas, devem ser descartados após o uso
  2. Não vou te enganar não, ok? Então vamos lá. Vai doer sim. Vai doer! E vai doer muito! É tipo a picadinha da agulha na hora de tomar vacina ou tirar sangue, só que com uma agulha mais grossinha. Após a picadinha da agulha vai vir um tipo de cano bem fininho, que é o aplicador do piercing. É nele que vai vir a argolinha pra ficar em você.
  3. Você tem duas opções na hora de comprar o piercing: ou compra em uma lojinha, ou compra no estúdio mesmo. Mas escolha um que seja de aço cirúrgico titânio ou ouro branco. Apesar de sair um pouco mais caro, é mil vezes mais seguro do que os vagabundinhos, pois as chances de você ter uma alergia diminuem bastante.

CUIDADOS PÓS APLICAÇÃO 

Agora vem a parte da cicatrização. E quem vai ser responsável pela parte higiênica do piercing é você! E sim, até a parte da sua alimentação pode influenciar no bem estado dele. O primeiro mês é o mais complicadinho. 

  1. Não fique mexendo nele em momento algum, só quando você for limpá-lo, mas antes disso, suas mãos devem estar completamente limpas (lave-as com sabonete normal e passe álcool em seguida).
  2. Enquanto ainda estiver na fase cicatrização, faça o possível pra não dormir em cima do lugar perfurado. O local não pode sofrer nenhum tipo atrito. 
  3. Limpe a área em volta do piercing com sabonete antibacteriano, NUNCA passe álcool. Lave a região duas vezes ao dia, mais do que isso, pode ter o risco de irritar a pele.
  4. Os possíveis sinais de infecção são: ardência, dor e calor no local, até mesmo mais de cinco dias depois da colocação, que pode evoluir para febre sem motivo aparente. Em caso de qualquer um desses sintomas, procure um médico. 
  5. Evite comer alimentos gordurosos e frituras, principalmente carne de porco e ovos. Evite esses tipos de alimento nos primeiros dois meses, pois isso pode dificultar a cicatrização.
  6. Evite piscina, praia, e qualquer lugar de água parada.
  7. Não passe nenhum tipo de cosmético na região do piercing até ela ficar completamente cicatrizada. 
  8. Mesmo depois que o processo de cicatrização estiver completo, não deixe de lavar a região da perfuração uma vez por dia.

Sem problema algum de você querer fazer um piercing em qualquer parte do seu corpo, que for, mas acho bom saber que riscos você corre antes de sair por ai sem muitas informações. 



4 comentários :

  1. Eu adorei seu blog.. achei super organizadinho e tudo mais. Parabéns!
    http://soltandoosneuronios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh poxa, que fofa. Muito obrigada *-* Fico feliz por ter gostado.

      Excluir
  2. dicas bem importantes... brigadão por qsanar minhas duvidas um beijo e continue assim Te amo!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, viu (: Que bom que você gostou;

      Excluir