Não, hoje não venho aqui pra fazer um discurso feminista. E nem dizer como os homens tratam as mulheres como se fossem apenas peitos e bunda. Não vim fazer nenhum comentário sobre o machismo em comerciais de cerveja. Hoje eu vim aqui ser humanista. Não vim colocar o papel feminino acima do masculino. Mas hoje eu vim dizer da importância que o papel feminino teve e ainda tem para, e não sobre, todos nós.
Não venho aqui hoje pra dizer que somos fortes por conseguirmos passar por todos os "sofrimentos" que as mulheres passam. Isso porque não são sofrimentos. Menstruar, passar nove meses com um bebê dentro de nós e enfrentar o parto são coisas que nós escolhemos se vamos ou não ter. Sim, inclusive menstruar. Um viva à tecnologia.
E qual é toda essa importância feminina para todos nós, para todas as sociedades que formam o nosso mundo? A mesma importância que tem os negros, os gays, os judeus, e por ai vai. A importância por terem conquistado um valor moral. A importância por terem conquistado o mesmo direito que todos. O direito de serem livres.
Um dia nenhuma mulher teve o direito de votar ou decidir qualquer coisa sobre seu país. Um dia nenhuma mulher pode dar nenhuma opinião política, religiosa ou moral sobre absolutamente nada, simplesmente por ser uma mulher. Hoje quem representa nosso país é uma mulher. Não entrando no mérito de ser ou não uma boa presidenta, mas sim o fato de que um dia não tivemos nem direito de palavra, e hoje temos mais do que poderíamos esperar.
Por sermos mulheres já nascemos fortes. E precisamos mesmo. Afinal, há gerações e gerações, a única coisa que nos ajudou a conquistar o direito de sermos tratadas com os mesmos direitos que todos os outros foi a força. Não a força física, mas a força espiritual. Então hoje não vim aqui te parabenizar por ser mulher, mas vim elogiar a mulher que você é. Não vim dizer que você deveria se orgulhar por ser mulher, mas vim dizer o quanto me orgulho por você ter conquistado esse direito.Não vim falar o quanto você é bonita, mas vim te falar o quanto você é única por conseguir usar tudo a seu favor.
Então hoje só o que eu quero mostrar é ocê sem maquiagem. Sem o seu batom, sem rímel. Sem roupas bonitas ou o cabelo arrumado. Sem efeitos do instagram pra disfarçar as imperfeições. Só te mostrar como você realmente é. A maior beleza que você tem a nos oferecer é sua feminilidade, sua naturalidade, sua delicadeza, o seu ser mulher. Porque o seu ser mulher é a coisa mais linda que existe.
Quero te parabenizar, não por vocês serem mulheres, mas sim por serem as mulheres que são.
Um feliz dia da mulher. Desde a primeira que gritou por independência até a que ainda continua lutando por isso.

Nenhum comentário :
Postar um comentário