
Mas garanto que polêmico seja uma boa definição pro que eu trouxe hoje pra vocês. A polêmica já começa no pôster do filme, onde todos os personagens simulam um orgasmo. Mas pra entendermos um pouco melhor, vamos voltar ao começo de tudo.
Melancolia foi um filme dirigido por Lars Von Trier, que, em uma entrevista, quando foi questionado sobre o que o motivou a fazer um filme tão depressivo, sua resposta deu a entender que ele possivelmente estava em depressão. Antes de Melancolia, Lars havia feito outro filme com a mesma energia melancólica, Anticristo. E em 2013, Lars fechou a trilogia depressiva com seu sucesso e polêmico filme Ninfomaníaca. Dividido em dois volumes, portanto são dois filmes, um sendo a continuação de onde o outro terminou.
O filme começa com a cena de Joe, uma mulher que se encontra jogada em um beco, onde está suja, machucada e desmaiada. Então, um velho homem pescador acaba a encontrando. Ele resolve tentar ajudá-la, levando-a para casa, onde possa a socorrer.
A história do filme é contada por meio da conversa que Joe tem com o pescador, entre um flash back e outro. Logo de início acaba assumindo que é uma mulher ninfomaníaca e que não é uma pessoa boa. No decorrer da conversa com o tal senhor, Joe vai narrando como sua vida sexual começou. Desde que era uma criança, até o porque de estar jogada naquele beco. Ela narra todas as suas aventuras sexuais, explicando o porquê de sua auto-avaliação como sendo ninfomaníaca.
Apesar de ser um filme voltado para o assunto "sexo", a parte psicológica da história é muito bem feita. Em nenhum momento o sexo é tratado de forma vulgar. Mas também não de maneira sensual. E talvez esse tenha sido o diferencial. A protagonista era vista como uma mulher doente. E o sexo é tratado com uma psicologia um tanto destrutiva. Como um viciado que tenta escapar das drogas. Como se em nenhum momento houvesse amor mas apenas a satisfação de um vício. E como se mesmo dentro do amor, não existisse esse sentimento.
O final é completamente inesperado. E ainda deixa uma ponta de questionamento de quem fez o que com quem. Vou deixar o trailer dos dois filmes aqui pra vocês:
Na minha opinião, foi o filme mais autentico que já vi. Lars Von Trier, você está de parabéns!
Talvez o filme seja diferente mas não consegui ver nada de bonito no trailer ; / Fiquei só chocada, acho que não é uma forma muito legal de ver o sexo :[
ResponderExcluirE não é mesmo HAHAHA o filme inteiro é chocante. Não tem algo de bonito sabe? Mas é o filme mais autêntico que já vi. A energia é bem pesada, mas eu adorei o filme.
Excluir