Como escrever um livro: Prólogo


Hoje a dica é pra quem quer escrever seu primeiro livro! 

Há alguns meses comecei a escrever na página em branco do word, um negocinho pequeno. Era pra ser uma crônica aqui pro blog e quando me dei conta, as ideias e inspirações eram tantas que não caberiam em simples cinco ou seis páginas. Foi aí que decidi que iria mesmo é escrever um livro. 

Quem diria que ser escritora é tão difícil!!! Estou acostumada a escrever textos pequenos ou mesmo histórias curtas sempre aqui pro blog e ter em mente escrever uma história de 300 páginas é assustador!!! 

Fui conversar com várias e várias amigas que também tem blogs e a maioria delas disse que, em alguma parte da vida, já tentou escrever livros. Foi aí que percebi que não sou a única encontrando mil e uma barreiras. Cada uma tem sua dificuldade particular. 


Estou fazendo um curso de escrita no Centro Universitário Belas Artes que ensina boa parte dos segredos para se escrever/publicar um livro e tenho aprendido muita coisa legal! Talvez se eu contasse pra vocês tudo o que eu vou aprendendo nessa trajetória, desde o dicas básicas até como enfrentar as editoras, seja um pouco mais fácil.  E então, nas próximas semanas, pelo menos uma vez por semana vou tentar trazer a tag "Como escrever um livro" pra vocês! 

O primeiro tema vai ser o prólogo. 

O QUE É UM PROLOGO?

O prólogo de um livro é como se fosse a introdução de uma redação. Ou quase. Ele vai ser o "extra" que vem antes dos capítulos. É lá que você vai desenvolver as ideias sobre qual é o assunto do seu livro. Veja bem, você não vai contar o assunto ou contar a história, você vai deixar uma pista do que o leitor vai encontrar nas próximas páginas. Você vai mostrar o "climax" da história.

O QUE POSSO COLOCAR EM UM PRÓLOGO?
 

O prólogo, galera, é o seu momento. O momento onde você pode transpassar o que quiser - menos o resumo e spoiler da história, né, por favor.
  • REFLEXÃO SOBRE O TEMA:
Essa é a minha forma favorita de se usar o espacinho abaixo da palavra PRÓLOGO, em uma página em branco. O melhor exemplo que tenho a dar é o de De Volta aos Quinze, da Bruna Vieira - exemplo da foto acima. Neste tipo de prólogo é onde você vai, nada menos que, fazer um tipo de reflexão sobre o assunto do seu livro. Sobre a história que a personagem principal vai viver. Uma lição de moral. Você pode colocar ali qual a mensagem que você gostaria que seu livro passasse pras pessoas. O que você gostaria que as pessoas levassem para a vida, sabem? 
  • A CAUSA DO CONFLITO
Toda história possui um conflito. Seja ele qual for. A mocinha que se sente deslocada na escola por ser diferente. O super-herói que foi transformado e salva as pessoas. O vilão assassino que não tem sentimentos e não se importa com ninguém. Cada história tem um "problema" a ser resolvido. Um tipo de prólogo que eu também gosto bastante é quando você coloca um flashback do que aconteceu com tal personagem. A causa daquele conflito. Como tudo começou, sabem? Algo que você não vai colocar no desenrolar da história, mas precisa ser dito para que os leitores entendam como tudo começou. Um bom exemplo é o prólogo de Aprendendo a Seduzir, de Patricia Cabot. A autora descreveu uma cena necessária para que pudéssemos entender o desfecho da história. 
  • O CLÍMAX DA HISTÓRIA
Um exemplo de Prólogo clímax é o do livro As Vantagens de Ser Invisível, de Stephen Chbosky. Nesse tipo é onde você coloca uma parte que você considera marcante na história. Mas só um trecho, não o capitulo inteiro, ok? E por favor, não vá colocar algo que de spoiler, obrigada!  
  • UMA FRASE CLÍMAX
Você coloca uma frase de efeito. Uma frase que instigue o leitor a querer saber o resto da história. Você chama a atenção do leitor logo com a frase. Pode ser algo que represente o que aconteceu/vai acontecer com o protagonista. Algo que explique o porque da história. 

Uma boa dica é escrever seu prólogo de acordo com o seu tema e o seu tipo de público. Se vai escrever uma comédia romântica ou um romance adolescente, escreva de forma descontraída. Se vai escrever sobre um serial killer, escreva de forma misteriosa. (Pra quem vai escrever livros sobre terror/mistério/suspense é cortar, no prólogo, na melhor parte).

O QUE NÃO FAZER?

Lembrem-se, o prólogo é um trecho extra que antecede a história do livro. Precisa ser algo "misterioso". Algo que instigue o leitor a querer saber mais. Se você colocar muitos detalhes e todo o desfecho, as coisas perdem toda a graça e não vai ter nenhum mistério na história. 

Apesar de você não poder colocar o enredo, não vai ficar colocando coisas irrelevantes, né!! 

Não revelem demais. Deixem um gosto de quero mais. 

Escrever um livro é uma tarefa difícil, mas não impossível. J.K Rowlings que o diga!! O que acharam das dicas? Gostaram? Quais dúvidas vocês tem a respeito de escrever o livro? E o que vocês gostariam de encontrar por aqui, nas próximas vezes que eu trazer essa tag? Deixem suas opiniões, seus comentários são importantes pra nós!

7 comentários :

  1. Muito bom!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/2014/05/dia-das-maes-romwe.html

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada ajudou bastante!! Continua por favor!!!
    sonhice-s.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que eu consegui ajudar de alguma forma, Becky *-* Vou continuar sim!! Obrigada <3

      Excluir
  3. Muito bom esse seu post. Parabéns pelo blog, sucesso para você e para o blog.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Arthur! Que bom que você gostou *-* Tudo em dobro pra você e pro seu blog também <3

      Excluir
  4. Me ajudou muito, pois eu amo escrever historias . agora vou poder fazer tudo de uma forma mais organizada ;) acabou com minhas duvidas :D

    ResponderExcluir