Campanha borra o batom das mulheres por uma boa causa: Prevenir o câncer de colo de útero



        Ontem, enquanto eu passeava pelo Instagram, me deparei com uma série de fotos de várias mulheres (e até homens), todas da mesma forma: usando batom vermelho borrado pelo rosto. Mais tarde fui descobrir que se tratava de uma campanha. 

O câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Esse tipo de câncer demora muitos anos para se desenvolver. O que pode começar com uma simples ferida, pode se desenvolver em um grande tumor, com o passar do tempo. O exame preventivo tem a capacidade de descobrir se há alterações das células que não a origem ao câncer. 

A principal causa é a infecção pelo vírus HPV. O início precoce da vida sexual, a diversidade de parceiros, o fumo e a má higienização íntima são coisas que influenciam bastante no desenvolvimento dessa infecção. Conforme a doença ocorre, alguns dos sintomas são o sangramento vaginal, corrimento e dor.

As tais fotos fazem parte de uma campanha criada pela ONG Jo's Cervical Cancer Trust, intitulada de #SmearforSmear para incentivar às mulheres a se conscientizarem sobre a importância de se prevenirem do câncer de colo de útero. 

A campanha consiste em tirar uma foto sua usando batom vermelho borrado pelo rosto usando a hashtag #SmearforSmear. A expressão smear significa "borrão" - assim como o batom borrado nas fotos - e smear tests significa Teste de Papanicolau, o exame que diagnostica o câncer de colo de útero. Daí o título.

A campanha começou com fotos de alumas famosas, como Georgia May Jagger (a filha de Mick Jagger), Cara Delevigne, Suki Waterhouse e Rita Ora, mas quem disse que não é todo mundo que pode participar?! Aqui algumas amigas minhas e seguidoras do instagram também fizeram parte da campanha.



Se também fizera parte dessa campanha, mostra a sua foto pra gente. Mas não basta só postar a foto, não, galera! Tem que participar de verdade! Faça o exame e se previna! 

Nenhum comentário :

Postar um comentário