Guia de Sobrevivência - Refúgios


        Os mortos se ergueram. O odor de fumaça, o barulho das sirenes, gritos e tiros enchem o ar. O que era pra ser só mais um dia monótono e cansativo, torna-se agora o seu pior pesadelo. O Inicio do apocalipse, onde tudo que você conhece vai mudar. Pra pior.

Na segunda parte desse manual de sobrevivência, estarei explicando como você deve agir quando o caos começar.
Deve ficar claro que um único zumbi já é o suficiente para iniciar o fim do mundo. Essa única criatura pode infectar outra, que caso consiga escapar, correrá imediatamente para tratar as feridas em algum hospital qualquer onde seu quadro piorará, o levará a morte, e logo depois a reanimação... Mordendo o medico, enfermeiro ou qualquer outro paciente próximo, e assim por diante até que as ruas estejam cheias de criaturas famintas de olhos vazios, sedentas por sangue.

PRIMEIRA SITUAÇÃO

Você está em casa com seus familiares, quando plantões de noticias e um caos na vizinhança aparecem, onde tudo parece surreal e não faz sentido algum. Começou. Hora de agir. E o que fazer?

1 - Casas de dois andares:
2 - Tranque todas as portas e janelas. 
3 - Caso haja uma banheira no andar de cima, tampe-a e encha de água, se não, encha todos os  recipientes disponíveis.  Você não sabe quando o abastecimento será cortado, portando, esta água lhe será muito útil.
5 - Procure as melhores armas disponíveis por ali. Elas devem ser leves e estar presas ao seu corpo todo o tempo. (Armas e equipamentos adequados e necessários serão listados no Manual de Sobrevivência parte 4).
6 - Destrua a escada. Caso isso for possível, será a melhor defesa contra os mortos-vivos, que por sua vez, não podem escalar nem criar escadas caso consigam entrar em sua casa. 
7 - Utilize uma escada de mão para acessar o andar inferior posteriormente. Caso não seja possível destruir a escada, crie uma barricada na mesma com alguns móveis pesados , tabuas e grades e prepare-se para defende-la.
8 - Planeje uma fuga alternativa. Você pode estar a salvo dos zumbis por hora, mas não estará  a salvo de um incêndio ou vazamento de gás.
9 - Depois de todos esses passos você poderá ter algum tempo para tentar ligar para seus amigos e parentes para instruí-los a fazerem o mesmo. (Ou pode enviar o link desse post agora mesmo!)

CASAS TÉRREAS

Caso não tenha um sótão, reúna todo o suprimento que puder, pegue uma escada de mão e suba até o telhado. Fique quieto e não chame atenção. Taboas e barricadas nas portas e janelas podem ser derrubadas por zumbis determinados a ter você como refeição. E todos eles tem essa determinação. Aguarde no telhado até que as coisas “se acalmem” um pouco. Se não for notado lá encima, os zumbis simplesmente irão atrás de outras vitimas e deixarão o local, e então você poderá encontrar outro local.

COMO PROTEGER A MINHA CASA

Se a casa em que está for considerada “segura” você pode continuar nela por algum tempo até precisar sair ou para encontrar uma verdadeira fortaleza ( fortalezas são lugares que são realmente considerados seguros e serão listados em um post futuro ), mas enquanto isso você pode melhorá-la:

1 - Barras de proteção nas portas e janelas, podem ser um reforço extra contra um numero não muito grande de mortos-vivos em caso de uma invasão.
2 - Uma boa cerca de metal pode deter um numero de zumbis por algumas semanas ou até meses.
3 - Um  muro de 4 metros de concreto reforçado com vergalhões de aço, é sem duvida , uma proteção adequada, combinado com um forte portão de aço que abre lateralmente, que pode ser reforçado também colocando seu carro contra ele.
4 - Um muro de 3 ou até 2 metros pode ser defendido por um grupo armado e bem comunicativo.
5 - Um canto do quintal deve servir como latrina. Vários guias de sobrevivência (não sobre zumbis) tem informações de como criar e tratar uma latrina.
6 - Se o solo permitir, faça uma horta (m mais longe possível da latrina para evitar contaminações, não pelos dejetos, mas sim pelos produtos como cloro e desinfetantes que serão usados na latrina). Essa fonte de alimento deve ser consumida primeiro (coma  as comidas enlatadas e menos perecíveis por ultimo).
7 - Eletricidade pode ser usada com moderação, criada por um gerador manual ou um de luz solar (os movidos a combustível devem ser usado só em casos de extrema urgência, devido ao barulho e a pouca quantidade de combustível que você terá).
8 - Patrulhe o muro constantemente procurando falhas e eliminando concentrações de mortos-vivos.
9 - Seja discreto, não faça barulho e deixe as luzes apagadas ou as janelas tampadas durante a noite.
10 - Exercite-se, treine, converse, planeje  e interaja. Seu plano, condicionamento e grupo serão essenciais para sua sobrevivência.
11 - Tenha sempre uma rota de fuga alternativa com seu equipamento preparado e próximo a essa saída.

SEGUNDA SITUAÇÃO

Você não está em casa, pessoas desesperadas e feridas começam a correr em todas as direções, a policia tenta reprimir, sem sucesso, indivíduos violentos que atacam os outros com os próprios dentes. O que fazer quando o fim do mundo iniciar e você estiver longe da segurança da sua casa? 
Corra e se esconda. Procure um abrigo pouco visível e com uma rota de fuga de fácil acesso. Fique quieto. A bomba de sangue acabou de estourar e os estilhaços podem te acertar a qualquer momento. Mantenha a calma e tente observar em volta sem ser notado. Não ligue para seus familiares pedindo ajuda nem informando sua localização. Você não quer seus pais vindo de carro te buscar enquanto o terror se espalha pelas ruas, e em breve eles também seriam apenas outros membros desse exército maligno.

Estarei listando aqui alguns locais onde você pode, ou não se abrigar nessa situação até que possa fazer uma viagem até sua casa ou então, fazer desse novo local seu novo lar provisório.

PRÉDIOS COMERCIAIS

Assim como edifícios residenciais podem funcionar como verdadeiras torres de segurança, protegendo o andar inferior.

ESCOLAS

Os prédios dessas escolas  foram construídos com intuito original de resistirem a algum motim, além de suas cercas de arames e grades assemelham-se a a um conjunto militar. Comida e suprimentos médicos podem ser encontrados cantina e na enfermaria. Em determinadas ocasiões, a escola pode ser sua melhor alternativa.

HOSPITAIS E POSTOS DE SAÚDE

Apesar da comida, suprimento médico e o possível apoio de médicos, enfermeiros e agentes de segurança, esse local é considerado o PIOR para fugir. Pessoas mordidas que conseguiram escapar procurarão ajuda medica de imediato nesses locais, deixando lá a maior concentração de mortes e insurreições.

DELEGACIA DE POLÍCIAS

Este também é um péssimo local para se refugiar. Pessoas buscando proteção policial se concentrarão as dezenas em qualquer delegacia, gerando violência, desentendimento, pisoteamentos e até tiros acidentais.

LOJAS

Vitrines de vidro não oferecem proteção alguma. Caso a loja não tenha um estoque ou um porão, não tome esse local como refúgio. (Considere também a indispensável rota de fuga).

SUPERMERCADOS

Esses locais possuem comida o suficiente para alimentar seu grupo por até anos. Porém, as portas de vidro não oferecem tanta proteção mesmo reforçadas e protegidas. Apesar disso, os mercadinhos de vila e mercearias são uma opção muito melhor para a segurança além dos alimentos disponíveis.
Nota: Nessa situação, consuma os alimentos perecíveis primeiro antes que apodreçam quando a energia for cortada.

SHOPPINGS

Mesmo com a quantidade grande de suprimentos e equipamentos que podem ser bem úteis, se os primeiros ataques acontecerem durante o período de atividade nos shoppings, existe a grande possibilidade de que as pessoas acabem trancadas la dentro, e logo atraindo os mortos-vivos.

IGREJAS

Esses locais foram construídos para serem usados em cultos religiosos, porém, também foram construídos contra invasores. Muitas tem pesadas portas de madeira ou metal, janelas altas e cercas de ferro resistentes. Quase um refúgio perfeito, mas... O número de pessoas religiosas é muito grande em qualquer lugar do país, que certamente procuraram esses locais buscando uma "salvação divina". Seu coro de orações nada mais será que um sinal avisando aos mortos que o jantar está servido...

ARMAZÉNS E EMPRESAS

Armazéns, empresas e fábricas são refúgios ideais para períodos prolongados. Tem poucas janelas, muros altos, guaritas e entradas fáceis de serem protegidas, além de existir a possibilidade do produto armazenado ali for útil para consumo , ou pesado o suficiente para criar barricadas ou até mesmo um forte. O espaço  é amplo, quase todos contam com a presença de um gerador, cantina e instalações sanitárias, além da quantidade significativa de ferramentas que esses locais tem.

PIERES E DOCAS

Caso a ponte principal seja destruída ou bem protegida, torna-se uma "ilha" artificial sendo completamente seguro, afinal, zumbis não podem nadar e dificilmente conseguirão escalar. Porém, os suprimentos podem ser um problema, sendo quase exclusiva de pesca e água de chuva. O mesmo serve para estaleiros e petroleiros ancorados.

BANCOS, PREFEITURAS E PRÉDIOS PÚBLICOS

Esses três locais não servem de abrigo. O cofre de um banco pode ser impenetrável, mas não tem água, comida nem oxigênio. Nos outros dois casos, podem ser aplicados os mesmo problemas das delegacias de polícia.

Na próxima parte desse manual de sobrevivência, serão listadas e descritas as melhores e piores armas para o combate contra mortos- vivos.

Qualquer dúvida ou observação, ficaria feliz em receber nos comentários, e responder com muita satisfação!
Vejo vocês no futuro... Se sobreviverem.                                          

3 comentários :