É agora que a vida começa

 

E pensar que até ontem estávamos desesperados para que o ano acabasse. Agora tudo parece passar extremamente rápido. Estávamos em agosto e quando piscamos os olhos, novembro está quase chegando e o último dia também. 
Desde o início do ano eu sabia que os próximos 12 meses seriam dedicamos especialmente a mudanças. Mudanças radicais.
Conheci pessoas, perdi pessoas e colecionei momentos que eu sei que vou guardar para sempre.
Agora que estamos em reta final, para quem está no último ano do ensino médio, começamos a pensar em como será a nossa vida a partir de agora.
Toda aquela pressão de que seremos adultos e precisamos decidir o que queremos para o nosso futuro. O peso que, às vezes, nossa própria consciência coloca em cima das nossas costas para que percebamos que, agora, a vida precisa começar a ser levada a sério e as loucuras e desvaneios precisam ficar um pouquinho de lado. 
É agora que aquele grupinho da turma popular da sala de aula será apenas mais um na sala pro vestibular. E talvez esse grupinho nem exista mais quando as aulas acabarem. 
Se lembram daqueles alunos tímidos, muito inteligentes, que todos pareciam sentir um estranho prazer em tirar sarro? É agora que eles começarão a se destacar. Aquele brincalhão que adorava falar alguma coisa pra todo mundo dar risada vai ter que aprender a falar coisas para que a sala o achem inteligente.
É agora que quem você foi na escola vai parar de importar tanto. E é agora que você vai ter que construir um novo "eu", baseando-se em você mesmo e em ninguém mais. O que eramos ou deixamos de ser na escola não vai mais importar mundo afora. Agora é cada um por si e precisamos lutar para que não sejamos apenas mais um.
O natal chega, o ano novo também, então já estamos em janeiro e ai ficamos sem saber para qual lado seguir, pois enquanto alguns postavam no facebook a mensagem de parabéns da faculdade avisando que foram aprovados, outros ainda não tinham nem se decidido em relação a qual curso escolher. Mas ó, tudo bem, ok? Não é porque todos estão começando com a vida no ensino superior que você também precisa começar. Se não souber o que quer pra vida, dê um tempo para si mesmo e pense ao invés de seguir a vida alvoroçado para caminhos que nem você conhece.
Essa é a hora de não cedermos nenhuma influência de terceiros. Muitas vezes deixamos de fazer o que acreditamos ser certo por medo de sermos julgados. Essa é a hora de seguirmos o que for melhor para nós mesmos baseando-se no que escolhemos e não o que escolheram pra gente. 
Os sonhos e os objetivos que nossos pais tinham para nós desde que nascemos foram trocados pelos nossos, e agora a vida não depende de mais ninguém a não ser de nós.
Sabem o uniforme que vocês tiveram que usar durante anos e anos de colégio? Agora ele vai ficar no fundo da gaveta e essa é a oportunidade que terminar o terceiro ano te dá de mostrar ao mundo quem você realmente é, escolhendo o que você quer usar e quando quer usar. E não me refiro apenas a roupas. 
Não se preocupem se nada der certo, mesmo... ou melhor, principalmente no seu último dia de aula. A partir do próximo primeiro dia ninguém te conhecerá, e você poderá começar tudo de novo, como se nada antes desse dia tivesse grande importância. 

E o que acontece agora? O mundo abre as portas para que a vida real comece. 

2 comentários :

  1. Eu me senti assim quando terminei a escola. Tudo muda. São poucos os amigos que ficam, infelizmente :/ Mas é uma fase legal, assim como as outras. Adorei o texto!

    novo blog: querido-ocio.blogspot.com.br

    beeijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só posso dizer que estou ansiosisima pra começar a vida na faculdade, novos ares, novas pessoas, novos assuntos, tudo novo hahaha. E fico feliz por ter gostado do texto *-*

      Excluir